Os sintomas da ansiedade não é causada por um único fator em todas as pessoas, como é o caso de algumas patologias físicas. Embora haja fatores de risco, como histórico familiar e genética, todos estão suscetíveis a desenvolvê-la em algum momento da vida se não cuidarem da saúde mental.
O conhecimento cada vez mais acentuado dos profissionais de saúde em relação à ansiedade, em comparação ao passado, vem tornando a identificação dos sintomas mais precisa. Além disso, o ambiente altamente acelerado em que vivemos contribui para tornar a ansiedade patológica mais evidente.
As informações chegam rapidamente, as notícias ruins estão em destaque e a pressão para alcançar conquistas como bens materiais, sucesso profissional e relacionamentos em um curto período de tempo é alta. Com todos esses fatores, as pessoas têm um risco mais elevado de desenvolver ansiedade com mais frequência.
Os sintomas da ansiedade podem ser físicos, emocionais e psicológicos. Uma pessoa pode sentir mais sintomas de uma categoria do que outros. Alguns dos sintomas físicos mais comuns da ansiedade incluem dores de cabeça, tensão muscular, sudorese, tremores e palpitações. Já alguns dos sintomas emocionais e psicológicos incluem nervosismo, ansiedade, irritabilidade, medo, apreensão, dificuldade para concentrar-se, dificuldade para dormir ou manter-se dormindo, comportamento compulsivo e ataques de pânico. É importante notar que cada pessoa pode manifestar esses sintomas de maneiras diferentes e que nem todo quadro de ansiedade se apresenta com todos esses sintomas. Se você suspeita de ansiedade patológica, é importante buscar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.
Alguns dos sintomas mais comuns de ansiedade são:
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Sensação de nervosismo e apreensão constante
- Irritabilidade e dificuldade em se concentrar
- Insônia e outros distúrbios do sono
- Comportamento compulsivo e de mania. 6 1. Sentimentos intensos de medo e pânico
- Sudorese, tremores e tonturas
- Preocupações constantes com coisas do dia a dia
- Dores de cabeça, tensão muscular e fadiga
- Ataques de pânico.
É importante lembrar que nem todas as pessoas experimentam os mesmos sintomas e que cada caso de ansiedade pode ser diferente um do outro. Se você acha que pode estar sofrendo de ansiedade, procure ajuda médica para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.